Bolsa para Iniciantes

Se você acha a Bolsa um bicho papão, fique tranquilo, você não está sozinho. Apenas 0,68% da população brasileira investe na Bolsa (dados de setembro/2019 – fonte: B3 ).

Para você se familiarizar mais, vamos explicar alguns conceitos:

AS INSTITUIÇÕES:

B3 – É a própria Bolsa de Valores, uma entidade autorreguladora onde são negociados títulos (ações, cotas de fundos, etc.) e mercadorias (dólar, milho, café, etc.). Ela é a união das Bolsas brasileiras com a BM&F (bolsa de mercadoria e futuros) e a Cetip (central de custódia e de liquidação financeira de títulos).

CVM – Comissão de valores mobiliários – É uma autarquia vinculada ao Ministério da Economia que disciplina, normatiza e fiscaliza os integrantes do mercado de valores mobiliários.

Banco Central do Brasil – Instituição que criam leis que regem o mercado financeiro, e atuam também como fiscalizadores das corretoras e distribuidoras de valores.

Receita Federal do Brasil – Órgão que também cria regras no mercado financeiro, e o qual você precisa declarar anualmente suas operações em Bolsa, e a quem deve pagar mensalmente o imposto sobre os lucros obtidos em Bolsa.

Corretoras e Distribuidoras de Valores – São empresas que intermediam as operações entre você e a Bolsa. Para se operar em Bolsa é obrigatório fazer um cadastro em alguma corretora ou distribuidora. A partir de 2009 as distribuidoras puderam operar no mercado de ações, portanto não existe mais diferença entre corretora e distribuidora.

TERMOS MAIS USADOS:

Ação – É uma pequena fração do capital de uma empresa que possua capital aberto na Bolsa. Quando você compra uma ação de uma empresa praticamente se torna sócio dela, portanto avalie com cuidado onde irá investir seu dinheiro, analisando os balancetes, histórico de rentabilidade, pesquisa de informações em fóruns e mídia, etc.

Operação – É o ato de comprar ou vender títulos e mercadorias através de uma corretora.

Renda Variável – São um conjunto de ativos, como ações, fundos de ações, commodities (ouro, dólar), que tem seu valor variável positivamente ou negativamente, de acordo com o mercado.

Nota de Corretagem – É o documento oficial que demonstra suas operações e os custos que elas tiveram. É como se fosse a “nota fiscal” de um produto que você compra. Elas são enviadas para você pelas corretoras no dia seguinte às operações. Uma boa regra é você guardá-las como comprovação de suas operações.

Corretagem ou Taxa de Corretagem – É o valor que as corretoras cobram de seus clientes quando fazem operações em Bolsa. Elas variam de corretora para corretora, e do tipo de operação. Vale a pena pesquisar no mercado os valores antes de se decidir em qual corretora irá operar.

Trader – É o termo em inglês para a pessoa que opera em Bolsa. Você pode ser um trader ! Mas se você entrega seu dinheiro a um profissional para que ele decida onde investir, então você é chamado de investidor. O trader acompanha o mercado, toma suas próprias decisões e assume para si todo o risco.

Swing Trade – É uma estratégia de operação de curto e médio prazo, onde o trader monitora as empresas com ações em Bolsa, com o objetivo de obter lucros futuros mas não por períodos muito longos.

Day Trade – Outra estratégia de operação, porém de curtíssimo prazo, exatamente um dia. O trader compra e vende as ações no mesmo dia, obtendo um lucro (ou prejuízo) imediato. É uma estratégia bem arriscada, que exige muito conhecimento por parte do trader. Por isso se encontra no mercado muitos cursos que ensinam esse tipo de operação.

Position – É uma estratégia de operação de longo prazo. O objetivo é comprar sem ter uma preocupação de quando irá vender. É como uma aposentadoria ou poupança. Uma forma de se obter lucros nesse tipo de operação é com o recebimento de dividendos que algumas empresas pagam aos seus acionistas enquanto manterem suas posições.

Home Broker – É um programa de computador, fornecido pela sua corretora, para que possa fazer suas operações, acompanhar gráficos, consultar sua carteira de ações, entre outras. Algumas corretoras disponibilizam essa ferramenta também em tablets e celulares.